Geral
Motorista forja sequestro e incendeia próprio carro para tentar golpe em seguradora
Homem alegou estar sob pressão psicológica devido a dívidas e será indiciado por estelionato, comunicação falsa e falsidade ideológica

O motorista por aplicativo Josivaldo dos Santos da Silva confessou ter forjado o próprio sequestro e incendiado seu próprio veículo com o objetivo de receber uma indenização de R$ 50 mil da seguradora. O caso, que mobilizou a polícia e comoveu nas redes sociais, acabou sendo desmascarado após investigação da Polícia Civil de Alagoas.
A falsa denúncia ocorreu no último sábado (12), quando Josivaldo procurou a polícia afirmando ter sido sequestrado por criminosos no bairro Benedito Bentes, em Maceió. Ele contou que foi levado a um local isolado e queimado vivo, conseguindo escapar “por um milagre”. No domingo (13), ele reapareceu em um vídeo nas redes sociais exibindo queimaduras nos braços e nas pernas, e pediu ajuda financeira, alegando que não poderia mais trabalhar.
No entanto, as investigações revelaram diversas contradições nos depoimentos. Diante das evidências, Josivaldo confessou ter armado toda a situação. Ele relatou que colocou fogo no próprio carro e acabou se ferindo durante a ação. O objetivo era acionar a seguradora para receber o valor da apólice. O homem justificou o ato alegando estar sob forte pressão psicológica devido a dívidas acumuladas — muitas delas relacionadas ao financiamento do veículo.
Segundo o motorista, o carro foi comprado por meio de um intermediário, mas financiado em nome de uma terceira pessoa, o que deu início ao problema. Apesar de ter feito os pagamentos, ele descobriu que as parcelas não estavam sendo repassadas ao banco e que o veículo estava com seis meses de atraso. “Tenho todos os comprovantes no celular, que está com a polícia”, afirmou.
A esposa do motorista, Maria Dayse da Conceição, relatou que Josivaldo está emocionalmente abalado. “Ele não está bem da mente, não está dormindo, não está comendo”, afirmou.
A Polícia Civil apurou que Josivaldo enfrenta sérias dificuldades financeiras, com diversas dívidas junto a bancos e colegas de trabalho. O carro já estava sob ordem de busca e apreensão e seu nome encontrava-se negativado. “Verificamos que ele agiu sozinho”, informou o delegado João Marcello.
O motorista será indiciado por estelionato, comunicação falsa de crime e falsidade ideológica.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis
-
4MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
5FUTEBOL
CBF pode criar Série E do Brasileiro em 2027, diz presidente do ASA